Atraindo clientes com content marketing: 7 dicas para um marketing de conteúdo efetivo
marketing de conteúdo existe há muito tempo, mas ganhou maior notoriedade com a democratização do acesso à internet. Sua fórmula consiste, de forma resumida, em entregar  um conteúdo que possa agregar à experiência do consumidor. Dessa forma, em contrapartida, a empresa passa a se posicionar como referência em determinado assunto e, consequentemente, o valor atribuído à marca aumenta.
No mundo do marketing digital, o objetivo norteador dessa estratégia é ajudar os clientes em potencial a encontrar sua empresa e, em seguida, construir com eles um relacionamento forte,que leve à conversão e à geração de receita. Um conteúdo atraente e otimizado pode ajudar sua marca a ter uma classificação alta nos resultados dos mecanismos de pesquisa.
Além disso, o marketing de conteúdo é uma das estratégias mais econômicas para atrair leads, isso porque, embora possa haver investimento em anúncios desses conteúdos, sua construção é feita de modo a considerar um bom SEO, ou search engine optimization – em português, otimização para os motores de busca. Isso ajuda que o seu conteúdo seja entregue mais facilmente de forma orgânica, ou seja, sem investimento em anúncios.
Mas somente um bom SEO não é suficiente. Seu conteúdo – artigos, posts em redes sociais, vídeos, podcasts, e-books e outros formatos – deve ser interessante e relevante para os clientes, atribuindo à sua empresa a imagem de líder do setor e fonte de informação confiável acerca do tema.
Recentemente, nós falamos, no artigo Data Driven Content Marketing: conteúdo orientado a dados, sobre como essa estratégia é importante para as organizações e, principalmente, sobre como ela precisa ser embasada em dados reais para ter mais efetividade.
Como aplicar a estratégia de marketing de conteúdo: 7 dicas para um marketing de conteúdo efetivo
Agora que você se inteirou do assunto e já entende a importância do marketing de conteúdo, daremos sete dicas de como aplicar essa estratégia na comunicação da sua marca de forma eficaz.
1. Crie uma buyer persona.
Uma das principais bases do marketing de conteúdo é conhecer bem o público-alvo que se deseja atingir e suas necessidades. É importante saber com quem se quer falar.
Quem é o seu público?
• Quantos anos ele tem?
Ele tem filhos?
Qual seu estado civil?
Com o que ele trabalha?
No momento de traçar a estratégia, nós nos baseamos na buyer persona – a pessoa que agrega as características majoritárias do seu público – e construímos um perfil completo: damos um nome a ela e definimos sua classe social, sua história, seus desejos, seus problemas, seus interesses e outras particularidades. Tudo inspirado em pessoas reais que compraram de sua empresa.
2. Tenha objetivos e defina métricas.
Depois de determinar sua persona, você deve definir os objetivos estratégicos e as métricas que usará para verificar se a campanha está alcançando o sucesso.
Alguns dos objetivos mais comuns do marketing de conteúdo são:
aumentar o tráfego para o site;
gerar mais leads;
aumentar as vendas;
educar o mercado;
propiciar amplo conhecimento da marca;
criar valor;
envolver o público;
reduzir o custo de aquisição de clientes;
aumentar a vida útil do cliente.
Quando você conhece seus objetivos, pode definir os indicadores para medi-los. Essa é a função dos KPIs – key performance indicators, ou indicadores-chave de desempenho. KPIs são métricas que utilizamos como parâmetros para monitorar os resultados alcançados com o marketing de conteúdo.
3. Seja estratégico.
Você deve desenvolver uma estratégia de marketing de conteúdo para engajar os clientes e contar a história da sua empresa ao longo do tempo. 
Como parte da estratégia, faça um cronograma de publicações de conteúdo regularmente e tenha disciplina para atualizá-lo. Não publique coisas aleatoriamente. 
4. Evite mensagens diretas de vendas.
Lembre-se de que você quer se envolver com as pessoas e construir relacionamentos. Mensagens promocionais com o intuito de vender seu produto ou serviço não são totalmente proibidas, mas é importante saber dosá-las. Publicações com chamadas como "compre agora" e "aproveite a oportunidade" tendem a ser ignoradas pelo público, que deseja mais do que simplesmente incentivos à compra.
Vale ressaltar também que cada caso é um caso. Alguns eventos, como a Black Friday, têm seus apelos varejistas e podem ter esses gatilhos de oportunidade em destaque. O principal ponto é entender quando algo é de fato comercial e de oportunidade e quando é conteúdo que gera valor.
5. Promova colaborações e feedbacks.
O principal foco das redes sociais é a construção de relacionamentos. Para isso, além de falar com os seus seguidores, é preciso ouvi-los. Peça aos seus fãs para comentarem, contarem suas histórias e pontos de vista sobre determinado assunto e darem feedbacks. O engajamento ajuda na difusão do conteúdo – e funciona muito bem como uma prova social do seu trabalho. 
6. Construa uma base de público-alvo potencial.
Construir o público-alvo não é uma tarefa fácil; é preciso um trabalho constante para transformar aquele potencial cliente em um consumidor fiel. E, para isso, é necessário que você possa ser facilmente encontrado na web por qualquer usuário. Certifique-se de aplicar técnicas de otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) para aumentar o tráfego ao seu site. Dessa forma, você assegura a entrega dos conteúdos promovidos e, também, um melhor ranqueamento dos conteúdos orgânicos.
Você também pode atrair e reter seguidores com pesquisas online e ações promocionais – que devem ser projetadas para atrair pessoas genuinamente interessadas em seu negócio, não apenas procurando ganhar brindes.
 7. Humanize a sua marca.
Se antes as marcas ditavam o ideal para a sociedade, o jogo agora está mudando e os consumidores têm demandado das marcas posicionamentos que vão ao encontro de seus ideais. Cada vez mais, as pessoas têm privilegiado marcas e histórias que reflitam sua realidade. Humanização é a palavra do momento e veio pra ficar.
Quem são as pessoas que fazem a sua marca acontecer?
Mostre a realidade da sua empresa, seu dia a dia e as pessoas que estão construindo essa história. Pesquisas indicam que fotos e vídeos criam mais engajamento do público do que artigos de texto simples.
Bônus: analise seus resultados e faça ajustes.
Bons objetivos de marketing de conteúdo são mais que apenas atingíveis; eles também são mensuráveis. Portanto, determine quais dados você coletará para medir seu progresso, bem como quando e com que frequência coletá-los.
Também é uma boa ideia escolher algumas métricas importantes para acompanhar semanalmente e garantir que você permaneça no alvo. As possibilidades incluem:
tráfego ao site;
visualizações de página;
vendas online e offline de produtos novos e já existentes;
assinaturas de e-mail marketing;
assinaturas de blogs e quais mídias sociais seguem;
comentários no blog e nas redes sociais;
taxas de conversão;
buzz social.
Analise seus dados com frequência para manter uma noção sólida do seu progresso e, com base na sua análise, faça os ajustes necessários para otimizar o desempenho do conteúdo.
O marketing de conteúdo é uma estratégia que demanda frequência regular e dedicação, por isso, use essas dicas para desenvolver um plano de ação de longo prazo e mantenha-se fiel a ele. Os resultados vão aparecendo à medida que a sua marca for se tornando conhecida e reconhecida como referência no seu mercado de atuação.